Hiit

HIIT é a abreviação de "High Intensity Interval Training", termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Conforme o nome indica, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em alta intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso

Você pode fazer HIIT com praticamente qualquer tipo de exercício: calistenia, corrida, bike (normal ou ergométrica), natação, remada, batendo no saco de pancadas, flexões etc.

Esse tipo de treinamento vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo por conta de sua versatilidade e eficiência, e está deixando os exercícios aeróbicos tradicionais para trás. Esqueça, de vez, essa coisa de ficar pedalando a bicicleta ergométrica a um ritmo mais ou menos, por horas e horas. Você pode conseguir resultados em muito menos tempo! Os treinos HIITs são puxados e duros, mas são bem curtos e podem ser bastante variados. Além disso, os resultados dos treinos de alta intensidade são inegáveis: você vai perder barriga e aquela gordura localizada que parece impossível de sair!

Hiit Funciona Mesmo?

Com certeza, e é por isso que os treinos intervalados de alta intensidade ganharam tanta popularidade nos últimos tempos. Não se trata apenas de um modismo.

Há cada vez mais pesquisas científicas sendo publicadas comprovando os resultados e a eficácia dos treinos HIITs para quem deseja perder peso e queimar gordura, principalmente quando comparados ao cárdio tradicional.

6 Motivos para Praticar HIIT

1º Mais Eficiência, Treinos Mais Curtos: Quer resultados de verdade com apenas 15 minutos de treino por dia, três ou quatro vezes por semana? Os treinos HIITs vão lhe dar isso.Mas não se iluda, pois ele não faz milagre! Os treinos são puxados de verdade e você precisa estar disposto a suar pra valer. Mas os resultados aparecem em uma velocidade que você nunca viu.

2º Queima Mais Gordura: Sim, você COM CERTEZA vai queimar mais gordura com o HIIT, mesmo malhando menos. Você deve estar se perguntando: como os treinos intervalados de cinco minutos acabam queimando mais gordura do que treinos aeróbicos longos, de meia hora ou mais? É simples! Os treinos intensos fazem seu corpo continuar queimando calorias e gordura durante o dia, mesmo depois de o treino ter acabado.

3º Melhora a Saúde e a Capacidade Cardiovascular: A maioria das pessoas não está acostumada a ir fundo nos treinos aeróbicos, a ponto de entrar na zona anaeróbica (aquele momento em que você está tão sem fôlego que não consegue respirar direito, e seu coração bate com tanta força que parece estar a ponto de explodir). Mas os treinos HIITs vão levá-lo até lá, e isso é muito bom! Diversas pesquisas descobriram que o HIIT aumenta o fôlego para exercícios aeróbicos de longa duração, embora os treinos sejam curtos!

4º Perca Peso, Não Músculos: Todo mundo que faz regime ou dieta de emagrecimento sabe que é quase impossível perder peso sem perder massa muscular. Além disso, os exercícios aeróbicos tradicionais costumam estimular a queima da massa magra, junto com a gordura. O que os pesquisadores descobriram, no entanto, foi que um treinamento HIIT, combinado com treino de resistência, é capaz de preservar a massa muscular e garantir que a perda de peso venha exclusivamente da queima de gordura!

5º Aumenta o Metabolismo: Além de queimar mais gordura e preservar a massa muscular, os treinos intensos chegam a aumentar a produção do HGH (o hormônio do crescimento) em até 450%. Isso é uma ótima notícia, já que o HGH não é só responsável por aumentar a queima calórica, mas também retarda o envelhecimento.

6º É Incrivelmente Desafiador: Os treinos HIITs são exigentes e desafiadores, como todo bom treinamento funcional. Você precisa se concentrar e não poderá ler uma revista ou ver televisão, por exemplo, enquanto está malhando.